A ultrassonografia morfológica do primeiro trimestre é um exame de imagem realizado entre a 11ª e a 13ª semana de gestação. Esse exame é fundamental para avaliar o desenvolvimento inicial do feto, confirmar a viabilidade da gravidez, a detecção de anomalias congênitas e o rastreamento de síndromes genéticas e de risco para doença hipertensiva da gestação.
Indicações:
– Avaliação da morfologia fetal, incluindo a detecção de anomalias.
– Verificação da idade gestacional e datação da gravidez.
– Avaliação da presença de batimentos cardíacos.
– Medição da translucência nucal, osso nasal e avaliação de ducto venoso com o objetivo de rastrear anomalias/ malformações cromossômicas fetais.
– Avaliação das artérias uterinas, que são importantes para rastreamento de risco para a gestante desenvolver Pré-eclâmpsia (doença hipertensiva da gestação)
Preparação:
– Geralmente, não é necessária preparação específica. A paciente deve estar relaxada e confortável.
2. Durante o exame:
– O exame pode ser realizado de duas formas:
– Transabdominal: A paciente se deita em uma maca, e um gel condutor é aplicado na barriga. O transdutor é movido para capturar imagens do feto.
– Transvaginal: Se necessário, um transdutor específico é inserido na vagina para uma visualização mais detalhada, especialmente em casos onde a morfologia não está clara na abordagem transabdominal.
– O exame pode incluir também o uso de Doppler para avaliar o fluxo sanguíneo no ducto venoso e nas artérias uterinas.
– A duração do exame pode variar entre 20 a 40 minutos, dependendo das necessidades de avaliação.
Pós-exame:
– Não há cuidados especiais necessários após o exame, e a paciente pode retornar às suas atividades normais imediatamente.